9 de janeiro de 2011

Erradicação da pobreza no centro da agenda do governo federal

A presidenta Dilma Rousseff disse no seu discurso de posse que a luta mais obstinada do seu governo será a luta para erradicar a pobreza extrema. Nos primeiros dias após a sua posse ela convocou 8 ministérios para compor o núcleo do governo que concentrará mais esforços, inicialmente, na formulação de um programa que está sendo chamado de "PAC" contra a pobreza extrema. 
Denominar, mesmo simbolicamente, o programa de erradicação da pobreza extrema de "PAC" é, a meu ver, uma forma de passar uma mensagem para sociedade brasileira cujo teor é de que a meta de erradicar a pobreza estará no centro da agenda do governo federal. É um passo largo que o governo da presidenta Dilma quer dar para colocar o Brasil no clube das nações consideradas desenvolvidas.
A partir de terça-feira (11 de janeiro de 2011) a prioridade deste blog será para o debate e reflexões sobre o "problema da pobreza". 
Alguns dizem que a pobreza é um fenômeno que sempre existiu na humanidade, é verdade. Mas pobreza como problema de relfexão acadêmica e como problema nucleado pelas políticas públicas governamentais e pelas ações das empresas não é um fenômeno antigo.
Por fim, espero ajudar nas reflexões que moldarão as nossas ações como cidadãos plenos, concientes do nosso papel de contribuinte do processo de erradicação da pobreza extrema, afinal de contas nós  pagaremos a fatura dos investimentos no PAC de erradicação da pobreza.

Nenhum comentário: