11 de dezembro de 2010

Acordo para garantir a saúde do planeta

O acordo firmado neste sábado em Cancún pela conferência da ONU sobre mudanças climáticas prevê uma série de mecanismos para combater o aquecimento global e permitir que os países mais pobres e vulneráveis se adaptem as suas dramáticas consequências.

A cúpula do clima chegou surpreendeu ao tomar decisões fundamentais para o futuro da humanidade, a saber:

- Compromisso das nações com o Protocolo de Kyoto;

- Ajuda para os paises em desenvolvimento, através da criação do Fundo Verde;

- Medidas para diminuir as emissões de carbono para evitar que a temperatura média do planeta aumente mais de 2ºC em comparação com os níveis da era pré-industrial;

- Fiscalização das ações dos países chamadas de "em desenvolvimento" para reduzir as emissões de carbono;

- Redução do desmatamento.
Líder indígena da Azônia entrega o Prêmio Motoserra de Ouro a Kátia Abreu


A senadora Kátia Abreu (DEM-TO) recebeu, na  ocasião, o traféu Motoserra de Ouro. Ela foi agraciada com o prêmio por ser a mais fiel defensora de mudanças, para pior, do código florestal. A senadora se recusou a reber o merecido prêmio.

A SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e a ABC (Academia Brasileira de Ciências) se pronunciaram através de nota conjuntunta na qual afirmam que a atual proposta de reforma no Código Florestal foi feita sem embasamento científico e com "excessiva urgência e imediatismo".Mas Kátia Abreu acha que todo mundo está errado, só ela e seus pares do agronegócio estão certos.


Nenhum comentário: