27 de novembro de 2010

Sociologia ao alcance de todos os leitores


A revista Sociologia Ciência e Vida traduz de forma acessível a linguagem sociológica para o cotidiano das pessoas, sem ignorar o rigor das categorias de entendimento desta ciência.

Na edição deste mês, Sociologia Ciência e Vida traz um conjunto de artigos e reportagens de fundamental importância para a compreensão dos fenômenos sociais a partir do pensar sociológico.

Os desafios da segurança pública é o tema de capa. A questão do racismo também é abordada, através de uma entrevista com o sociólogo Demétrio Magnoli. A teoria da ação social proposta pelo sociólogo clássico Max Weber é descrita de forma elucidativa. 

A segurança pública é sem dúvida um dos grandes desafios que precisa ser enfrentado pela sociedade e o poder público. O medo crescente da população com relação à violência, cujo fenômeno vem causando o encarceramento das pessoas nas suas próprias casas. Portanto, a sociedade da informação, que poderia facilitar o convívio entre grupos sociais, é também a sociedade do medo e do afastamento. Como isso aconteceu?

Outro artigo que chamou minha atenção na última edição da referida revista é o que traça um perfil do sociólogo Octavio Ianni, o qual fé identificado como um dos maiores sociólogos brasileiros e intelectual sintonizado com seu tempo, segundo o artigo do sociólogo Daniel Aurélio.

Vale a pena ler estes e outros artigos.

Nenhum comentário: