7 de novembro de 2010

PRONERA AGORA ESTÁ REGULAMENTADO COMO POLÍTICA PÚBLICA

Por:Suzana Campos e Danielle Santos
Agência Contag de Notícias

Com a presença de dirigentes da Contag e participantes do Seminário de Educação no Campo e Reforma Agrária (Pronera), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assinou ontem (04), o decreto que institucionaliza o Programa Nacional de Educação no Campo.

A assinatura do decreto atende a uma antiga reivindicação do MSTTR, e que estava na pauta do Grito da Terra Brasil 2010. Durante a solenidade, o secretário de Políticas Sociais da Contag, José Wilson, fez uma retórica das ações do governo federal em relação à educação e à agricultura familiar. “O sonho de conquistar uma política que reconheça a realidade do campo e todas as suas especificidades e diferenças regionais e culturais se inicia aqui”, afirmou.

O secretário disse que é preciso avançar ainda mais na construção da política de educação do campo e citou programas e ações federais que podem contribuir com essa demanda, como o Procampo e Pronera. “Embora a gente enfrente ainda alguns problemas, o Pronera é hoje um grande referencial para a construção dessa política que tanto lutamos para ver se concretizar hoje” finaliza.

Segundo o ministro da Educação Fernando Haddad, todas as ações e as políticas institucionalizadas durante o governo do presidente Lula dialogam com a realidade do campo e, “podem contribuir, sim, com todo esse processo”, considera.

O presidente Lula ouviu todos os discursos, mas não fez nenhum pronunciamento. Também estavam presentes a representante da Via Campesina, Antonia Vanderlucia, o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Daniel Maia e o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Franklin Martins.

Após a solenidade os presentes se dirigiram ao auditório Nereu Ramos, da Câmara Federal, para o ato público de lançamento do Fórum Nacional de Educação do Campo.

Nenhum comentário: