30 de outubro de 2010

Faltam poucas horas

Amanhã, 31 de outubro de 2010 será certamente um dia que marcará para sempre a história do nosso querido Brasil. É um dia em que o povo brasileiro dirá sim ou não ao projeto político liderado pelo presidente Lula. 

Vamos ver o que o povo brasileiro acha do processo de integração da nação brasileira, em curso através da diminuição do abismo entre os muito ricos e os muito pobres.

Vamos poder sentir, através do voto, a percepção do povo brasileiro sobre a importância dos investimentos em educação, particilarmente acerca do acesso dos pobres à universidade mediado pelo ProUni ou mesmo pela ampliação das Universidades Federais e dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, só no Maranhão são 18.

Antes do projeto político liderado pelo presidente Lula era proibido criar novos centros de estudos dessa natureza. Aqui no Maranhão só tínhamos antigo CEFET e a escola onde eu me formei em técnico em agropecuária, a Escola Agrotécnica Federal de São Luis.

Hoje é tudo muito diferente. Quando eu me formei em técnico em agropecuária não havia as oportunidades que temos hoje para os profissionais formados para trabalhar na agricultura. 

A ampliação do mercado de trabalho para estes profissionais só veio ocorrer depois que o governo Lula decidiu investir pesado na agricultura familiar.

Agora não só agrônomos e técnicos em agropecuária têm oportunidade, outros profissionais como: nutricionistas, sociólogos, técnicos em meio ambiente, engenheiros florestais, biológos, engenheiros de pesca, administradores, etc.etc. também podem atuar no campo, graças à integração de políticas públicas, fortalecidas, criadas ou ressignificadas no governo liderado pelo presidente Lula. Por exemplo: o Programa Nacional de Alimentação Escolar exige que 30% dos alimentos consumidos nas escolas públicas sejam oriundos da agricultura familiar. Exige ainda, dentre outras coisas, que a alimentação seja coordenada por um/uma nutricionaista. E assim sucessivamente.

Nessas poucas horas que faltam é preciso refletir acerca do caminho que queremos para o nosso país trilhar: continuamos andando para frente? vamos retroceder? trocamos a certeza da continuidade do que está dando certo com o que já foi testado e reprovado?
Eu prefiro continuar com a certeza da continuidade do que está dando certo com as devidas correções que concerteza a primeira mulher presidente do Brasil fará. É por isso que eu voto Dilma presiente do Brasil
.





Nenhum comentário: