26 de julho de 2010

Fetaema repudia autoritarismo do Governo do Estado no Grito da Terra Maranhão


O Grito da Terra foi um sucesso, os trabalhadores e trabalhadoras rurais atenderam o chamado da FETAEMA e marcaram presença firme no maior ato político realizado este ano em São Luís. O que os trabalhadores e trabalhadoras rurais não sabiam é que o governo do Estado mandaria a Policia intimidar os/as manifestantes. Esta atitude do Governo do Estado mereceu a publicação de uma nota de repúdio na qual a FETAEMA condena o autoritarismo do atual governo.
 
O Grito da Terra é um ato político do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, realizado anualmente. Neste ato o movimento sindical articula mobilização de massa e negociação de políticas públicas para o meio rural.

O Grito da Terra Brasil foi realizado nos 8 anos de mandato de Fernando Henrique Cardoso e nos 8 anos de Lula. No Maranhão, o primeiro Grito da Terra foi realizado no governo de Edson Lobão. Prosseguiu nos mandatos de Roseana, José Reinaldo e Jackson Lago. Portanto, o Grito da Terra é realizado independentemente de quem estiver no governo, é por assim dizer a database dos trabalhadores e trabalhadoras Rurais.

A mobilização do dia 22 de julho em São Luis ganhou caráter diferenciado das demais edições do Grito da Terra. A diferença dos outros “gritos” encontra-se na ausência de uma pauta de negociação.

Eu Explico: ano passado, no dia 20 de julho a FETAEMA entregou a sua pauta ao Governo de Estado, na ocasião a FETAEMA informou aos representantes da governadora que, caso não houvesse respostas à pauta, o MSTTR voltaria para protestar e informar a sociedade dos resultados das negociações. Passaram-se 12 meses e 2 dias e o governo do Estado nada fez pela agricultura familiar. Promessa feita, promessa paga, o MSTTR voltou às ruas de São Luis.


Nenhum comentário: