1 de abril de 2010

SOCIOLOGIA, CIÊNCIA E VIDA: TRÊS BONS ARTIGOS

A Revista Sociologia Ciência e Vida é uma das boas revistas que surgiram nos últimos anos. Os artigos são escritos de maneira acessível às diferentes áreas das ciências. A edição n. 27 apresenta pelo menos três artigos instigantes:
O primeiro, intitulado “Zoológico dos Humanos” trata da clausura como desejo nacional, através da qual aparecem as celebridades instantâneas, que, ao fim e ao cabo, buscam o que a autora chamou de “Deus Dinheiro”. Este artigo chama a atenção para o fenômeno dos Reality Shows.
Outro artigo muito interessante discorre sobre as mudanças nas formas e estruturas do trabalho. Além da autora trazer à baila a história social das relações de trabalho a partir da Revolução Industrial, passando pelo gerenciamento cientifico engendrado por Taylor, mais tarde reciclado por Ford e o salto japonês, ela carrega nas tintas quando discute a questão do trabalho no contexto da globalização. A exigência de um novo trabalhador não ficou de fora.
Por fim, o terceiro texto, intitulado “A Sociedade em Queda Livre” trata de um tema sempre presente na Sociologia, a relação individuo versus sociedade. Ou seja, “A sociedade sobrepõe-se ao individuo ou o contrário?
O debate continua...

Nenhum comentário: