1 de abril de 2010

DOIS DIAS EM PERNAMBUCO

É com satisfação que retomo este blog. Aqui pretendo emitir minhas opiniões sobre vários temas: política, desenvolvimento, ciências sociais, etc.
Hoje discorro sobre a viagem que fiz ao Estado de Pernambuco (Recife e Bom Conselho) nos dias 27 e 28 de março, para participar de um intercâmbio da rede de assistência técnica do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.
No primeiro dia participei, juntamente com vários técnicos do Maranhão, de uma reunião na qual dialogamos sobre o trabalho do Instituto de Cidadania do Nordeste - ICN na área de assistência técnica para a viabilização do acesso de agricultores familiares ao Pronaf B. O ICN desenvolveu uma metodologia que busca garantir a assistência técnica e crédito rural com foco em resultados voltados para a melhoria da qualidade de vida dos agricultores e agricultoras familiares. Sim, foco na melhoria da qualidade vida, digo porque tenho observado que às vezes o foco do crédito rural está focado no próprio crédito.
No segundo dia viajei para o municipio de Bom Conselho, no agreste pernambucano, visitei algumas famílias que estão experimentando com sucesso o acesso ao crédito e assistência técnica. Alguns famílias utilizaram o crédito para a compra de gado leiteiro, outras investiram na produção de hortaliças.
Achei muito interessante a associação do microcrédito a outras políticas públicas, como o Programa de Aquisição de Alimentos, do governo federal. As famílias que produzem hortaliças comercializam seus produtos através deste programa e nas feiras livres no próprio municipio e em municípios vizinhos.
Em fim, a experiência de Pernambuco está sendo discutida na Rede de Assistência Técnica do Maranhão com o objetivo de ampliar os conhecimentos das entidades que compõem este rede, tendo em vista prestar assitência técnica de boa qualidade aqui no Maranhão. Não custa nada relembrar que o Maranhão é o único estado da federação que ficou um longo período sem os serviços públicos voltados para o setor agrícola, pois todo o sistema foi extinto no início do segundo mandato da governadora Roseana Sarney.

2 comentários:

Dine Glenda disse...

PARABÉNS ! SÃO PESSOAS COMO VC QUE PRECISAMOS ,COM UMA VISÃO AMPLA E POLÍTICA DE QUALIDADE .ESTAREI SEMPRE VISANTANDO O SEU BLOG.

Dine Glenda-engª Agrônoma

Meyre Mendes disse...

Essa sua busca pela compreensão de situações sociais radicalmente novas, criadas pela sociedade capitalista me enche de orgulho. PARABENS!!!!
Meyre Mendes