18 de maio de 2011

"Gente diferenciada" a nova denominação dos pobres.

O nosso país é demais.  Foi aberta uma polêmica em torna da construção de uma estação de metrô em Higienópolis, bairro de classe alta de São Paulo. O projeto foi abortado depois do protesto de moradores. As pessoas favoráveis à construção da estação não deixaram por menos.

Entre outras alegações, alguns moradores declararam que a construção de uma estação de metrô no bairro chique iria arrastar para lá  “gente diferenciada”. Entenda-se por gente diferenciada pessoas de outros bairros, os pobres, camelôs, mendigos e outros seres humanos que usam metrô. 

Para quem não sabe da história eu esclareço. A prefeitura de São Paulo mudou uma estação de metrô que deveria ser construída no bairro dos endinheirados, acatou um abaixo assinado de 3.500 moradores  de Higienópolis que alegaram que bairro seria invadido por "gente diferenciada".

A forma "chique" de discrimar e segregar os cidadãos e cidadãs provocou uma grande mobilização nas redes sociais Facebook e Twitter. Um crurrasco de protesto foi convocado pela internet, chamaram de "Churrascão da gente diferenciada". O charrascão foi convocado para o Pátio Higienópolis, shopping ultrachique do bairro. 

E povo atendeu o chamado e fez o protesto, no dia 14 de maio. Como disse Ancelmo Góes "A internet às vezes nos dá esperança(...)".


Nenhum comentário: