25 de abril de 2011

Uns matam e outros enterram: Icatu em dia de cremação de Judas

Icatu está pior do que nunca, mas é o efeito do enterro. A reclamação da população é geral: ruas esburacadas; água de esgotos jorrando pelas portas das casas; a saúde é coisa do século XIX; a educação é pior do que nos anos que estudei no Grupo Escolar Imaculada Conceição, no final dos anos 70 e início dos 80. Até uma escola foi demolida pela população de uma comunidade da zona rural, não por vandalismo, mas por medo do prédio desabar sobre as cabeças das crianças.

Nada disso é novo em Icatu. Observo atentamente os discursos das pessoas que reclamam da situação de descalabro imposto pelos gestores que mandam e desmandam no município atualmente. Os gestores anteriores não se diferenciavam em absolutamente nada. Posso afirmar que os gestores anteriores mataram Icatu e os atuais estão  apenas enterrando. Resta saber o que dói mais.
Passei os dias de feriado da semana Santa em Icatu, a minha cidade natal. O ponto turístico nesses dias não foi a centenária Igreja de Nossa Senhora da Conceição, muito menos o Forte de Santa Maria, onde foi travada a Batalha de Guaxemduba. Não foi também as belas águas dos rios e riachos que deram o nome a Icatu, águas boas.
O ponto turístico da cidade foi um casal de Judas dependurado nas ruinas de um suposto hospital em construção, um boneco e uma boneca, ambos com sacos de dinheiro.
 Não precisa pensar muito acerca da mensagem que as pessoas anonimante quizeram passar aos visitantes e à população local.  Eu também fui fotografar o casal, que é na verdade a simbolização da revolta da população com o descalabro vivido no município.
Depois conversando com algumas pessoas da cidade fiquei sabendo também que os comentários, eram de que aquela brincadeira resultaria em “processo”. Ou seja, pode vim repressão por aí. Sobre quem? Até quando eu saí de cidade, domingo por volta 10h30, ninguém sabia de onde teria saída a autoria a brincadeira, que serviu muito bem para externar a indignação de centenas de icatuanses e visitantes. Afinal de contas trata-se de críticas à gestão dos nossos impostos, muito pesados por sinal.

Gostei muito da brincadeira... que outras idéias venham externar a indignação do nosso povo. Será que em São Luis não ninguém fez um João Castelo e as Cardênias??? Buracos nas ruas mais do que em Icatu, só em São Luis.

Um comentário:

Anônimo disse...

Verdade.Tudo verdade,naum foi apenas essa gestão mas já vem de muiteo tempo e cuidado com a proxima..isso e icatu ainda existir.