26 de fevereiro de 2011

PAÍS RICO É PAÍS SEM POBREZA


O governo federal mudou sua logomarca. Aquela “Brasil um país de todos” da era Lula, bordada de diversas cores, foi substituída pela marca verde e amarela.  
A logomarca do governo da presidenta Dilma emite uma mensagem importante: a presidenta assume que o Brasil não está na galeria dos países ricos.
Achei a idéia excelente, derruba o mito do país de riquezas exuberante, uma alusão que esconde a pobreza material das pessoas e dilui a idéia de riqueza, fica tudo na subjetividade.
Muitos políticos se escondem atrás dos discursos de amor à nação rica e festeira. Povo que brilha, povo alegre, povo feliz. Tudo isso de barriga vazia... sem vagas nas escolas...sem leito nos hospitais...sem emprego...Dar para falar que o país é rico desse jeito?
Se quisermos falar de riqueza sem cifrão teríamos uma infinidade de significados para o slogan do governo da presidenta Dilma:
País rico é país solidário
País rico é país educado
País rico é país justo
País rico é país com habitações dignas
País rico é país com sistema de saúde eficiente
País rico é país democrático
País rico é país sem violência
País rico é país sem desemprego
País rico é país não deixa seus povos desamparodo
Será que os governos estaduais e municipais vão copiar o slogan do governo Dilma? A marca do governo Lula foi amplamente copiada, por assim dizer, um jeitinho de se aproximar ou fazer crer que teriam as mesmas metas do governo passado.
As cores da bandeira sempre apareceram nas campanhas publicitárias dos governantes, agora dizer que estado rico é estado sem pobreza, eu duvido. Desse slogan deriva um compromisso permanente, uma oração diária, e não uma promessa de campanha.
Quem for parceiro/parceira do governo federal vai ter que rezar “País rico é país sem pobreza. Até aqueles governantes que ajudaram a aprofundar a pobreza vão ter que colar nas suas peças publicitárias, “País rico é país sem pobreza”.
Gostei do slogan. Tem que ser mulher séria e comprometida para selar um compromisso dessa magnitude com a sua pátria. Quem mais assina em baixo?


Nenhum comentário: