23 de outubro de 2010

Para o Brasil seguir fortalecendo a agricultura familiar


A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Maranhão - FETAEMA, reconhecendo o apoio que o governo do Presidente Lula vem dando à agricultura familiar e o risco de um retrocesso num eventual governo demo-tucano comandado por Serra, conclama a sua base, constituida de 214 sindicatos de trabalhadores/trabalhadoras rurais, para  se manterem firmes na luta para confirmar no dia 31 de outubro, Dilma Russeff presidente do Brasil.

A agricultura familiar é um dos setores dinâmicos da economia nacional, aparece no censo agropecuário agropecuário como o segmento fundamental para a segurança alimentar do país, particularmente devido a sua dedicação a produção de alimentos.

Esse dinamismo é apenas um dos resultados dos investimentos em crédito rural, pesquisa, assistência técnica, capacitação e comercialização que o governo Lula em proporcionando ao setor. Não se trata de assistencialismo, é desenvolvimento rural sustentável, o que o governo FHC-Serra nunca quis fazer porque não acreditam numa economia que, simultaneamente, cresce e distribui riquezas.

A candidata Dilma Russeff assumiu o compromisso de dar continuidade aos programas criados, ampliados e ressignificados no governo Lula, a saber: Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, Programa Nacional de Aquisição de Alimentos - PAA; Programa Nacional de Alimentação Escolar; Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural; Seguro Safra; Território da Cidadania.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura - CONTAG, também emitiu nota de apoio à candidatura de Dilma Russeff (disponível aqui).
Leia a carta da FETAEMA:

São Luis-MA, 14 de outubro de 2010

Companheiros e Companheiras,

Estamos vivendo um momento político de fundamental importância para o avanço ou retrocesso das conquistas que conseguimos no governo Lula. Nunca na história deste país a agricultura familiar e as populações pobres do interior do Brasil tiveram tanto apoio como no atual governo.
No segundo turno da eleição para presidente dois projetos estão em disputa: o projeto que Lula quer dar continuidade através da eleição de Dilma 13, e o projeto de Fernando Henrique Cardoso, representado pelo candidato Serra.
Por isso, conclamamos os companheiros e companheiras para se engajarem na campanha da companheira Dilma. Esta companheira que tirou milhares de trabalhadores e trabalhadoras rurais da escuridão através do Programa Luz para Todos precisa dar continuidade a este e outros projetos criados e executados no governo do presidente Lula. Para isso é necessário confirmamos a vitória de Dilma no dia 31 de outubro.
O Brasil de hoje não é mais o Brasil de 8 anos atrás e nossos trabalhadores e trabalhadoras rurais não querem o retrocesso, a volta do passado e nem interromper os avanços que conquistamos no Governo de Lula.   
Sugerimos que os dirigentes dos STTR´s, Delegacias Sindicais e Pólos Sindicais assumam nos seus municípios, comunidades e regiões a campanha da companheira Dilma. Promovam mobilizações que ajudem a aumentar a quantidade de votos no Maranhão. Esta é a hora da decisão, ou daremos mais um passo a frente ou andamos para traz.
Para o Brasil seguir mudando, vamos fazer uma grande corrente para eleger Dilma 13 Presidente.


Um comentário:

JPM disse...

Olá,

Sem contar a regressão no aumento das favelas e a geração de empregos,o que resulta em maiores salários e renda para os sem influências.

Saúde e felicidade
JPMetz