20 de abril de 2010

O GOVERNO LULA QUER COLOCAR ORDEM NA BAGUNÇA DOS CARTÕES DE CRÉDITO

O governo federal vai convocar os representantes das empresas de cartão de crédito e dos bancos para disciplinar as cobranças de tarifas. Ricardo Morishita, diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça, informa que a Associação Brasileira das Empresas de Cartões e Serviços (Abecs) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) serão “convidadas” a discutir como acabar com a cobrança de tarifas de cartão de crédito consideradas abusivas. Segundo Morishita, o encontro depende da agenda do ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto.
De acordo com Morishita, estima-se que haja mais de 30 milhões de novos consumidores que ascenderam das classes D e E para a classe C e da classe C para a B entre 2002 e 2008 e boa parte deles tem um convívio recente com o cartão de crédito como meio de pagamento. “Essas pessoas estão mais vulneráveis a problemas porque muitas não se familiarizaram com as regras dos cartões”, diz.
O governo também se preocupa porque, de acordo com dados do BC, o volume de crédito utilizado em compras parceladas com juros ou no rotativo (quando é pago apenas o valor mínimo da fatura) aumentou de R$ 10,4 bilhões em fevereiro de 2009 para R$ 15,1 bilhões no mesmo mês de 2010, crescimento de 45%. O número de plásticos também cresceu: de 126,2 milhões para 139,4 milhões no mesmo período



Nenhum comentário: